terça-feira, 26 de julho de 2016

Prova ENEM 2015 - Língua Portuguesa - Gabarito


QUESTÃO 96

    O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop. O break dancing surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap, do break dancing se tornaram os pilares da cultura hip hop.

DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude.
                                                                                                                                               Belo Horizonte: UFMG, 2005 (adaptado).


    Entre as manifestações da cultura hip hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos

(A) retilíneos, como crítica aos indivíduos alienados.
(B) improvisados, como expressão da dinâmica da vida urbana.
(C) suaves, como sinônimo da rotina dos espaços públicos.
(D) ritmados pela sola dos sapatos, como símbolo de protesto.
(E) cadenciados, como contestação às rápidas mudanças culturais

Resposta: (B)


QUESTÃO 97

    Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.

BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.).
Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.


    A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que

(A) recorre à tradição bíblica como fonte de inspiração para a humanidade.
(B) desconstrói o discurso da filosofia a fim de questionar o conceito de dever.
(C) resgata a metodologia da história para denunciar as atitudes irracionais.
(D) transita entre o humor e a ironia para celebrar o caos da vida cotidiana.
(E) satiriza a matemática e a medicina para desmistificar o saber científico.


Resposta: (D)



QUESTÃO 98
Zero Hora 2008
Zero Hora, jun. 2008 (adaptado)


    Dia do Músico, do Professor, da Secretária, do Veterinário... Muitas são as datas comemoradas ao longo do ano e elas, ao darem visibilidade a segmentos específicos da sociedade, oportunizam uma reflexão sobre a responsabilidade social desses segmentos. Nesse contexto, está inserida a propaganda da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em que se combinam elementos verbais e não verbais para se abordar a estreita relação entre imprensa, cidadania, informação e opinião. Sobre essa relação, depreende-se do texto da ABI que,

(A) para a imprensa exercer seu papel social, ela deve transformar opinião em informação.
(B) para a imprensa democratizar a opinião, ela deve selecionar a informação.
(C) para o cidadão expressar sua opinião, ele deve democratizar a informação.
(D) para a imprensa gerar informação, ela deve fundamentar-se em opinião.
(E) para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter acesso à informação.

Reposta: (E) A imagem mostra o perfil de um cidadão gritando uma frase que sintetiza o que afirma na alternativa e: a necessidade de informação para se consolidar uma opinião.


QUESTÃO 99

 14 coisas que você não deve jogar na privada
    Nem no ralo. Elas poluem rios, lagos e mares, o que contamina o ambiente e os animais. Também deixa mais difícil obter a água que nós mesmos usaremos. Alguns produtos podem causar entupimentos:

  • Cotonete e fio dental;
  • medicamento e preservativo;
  • óleo de cozinha;
  • ponta de cigarro;
  • poeira de varrição de casa; fio de cabelo e pelo de animais;
  • tinta que não seja à base de água;
  • querosene, gasolina, solvente, tíner.

    Jogue esses produtos no lixo comum. Alguns deles, como óleo de cozinha, medicamento e tinta, podem ser levados a pontos de coleta especiais, que darão a destinação final adequada.

 MORGADO, M.; EMASA. Manual de etiqueta. Planeta
Sustentável, jul.-ago. 2013 (adaptado).


    O texto tem objetivo educativo. Nesse sentido, além do foco no interlocutor, que caracteriza a função conativa da linguagem, predomina também nele a função referencial, que busca

 (A) despertar no leitor sentimentos de amor pela natureza, induzindo-o a ter atitudes responsáveis que beneficiarão a sustentabilidade do planeta.

(B) informar o leitor sobre as consequências da destinação inadequada do lixo, orientando-o sobre como fazer o correto descarte de alguns dejetos.

(C) transmitir uma mensagem de caráter subjetivo, mostrando exemplos de atitudes sustentáveis do autor do texto em relação ao planeta.

(D) estabelecer uma comunicação com o leitor, procurando certificar-se de que a mensagem sobre ações  sustentabilidade está sendo compreendida.

(E) explorar o uso da linguagem, conceituando detalhadamente os termos utilizados de forma a proporcionar melhor compreensão do texto.

 Resposta: (B)

 QUESTÃO 100

 Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamente

     Todos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.

Disponível em: www.girodasestradas.com.br.
 Acesso em: 31 jul. 2012.


    Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função é

(A) apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país.
(B) alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis.
(C) divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras
(D) revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos.
(E) conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias.


Resposta: (E)





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