01. Identifique os termos grifados a seguir como adjuntos adnominais (1) ou adjuntos adverbiais (2):
a) "Não vejo mais as meninas
com seus corpos bronzeados ( )
tomando banho no rio ( )
atiçando os namorados."
Rosa Clemente, "Cidade do Interior"
b) "Mulher bule de louça ( )
deixa-se pegar pela alça ( )
e verte suor e sangue
em quantia exata." ( )
Astrid Cabral, "Desastres do Amor"
c) "Trabalhas sem alegria para um mundo caduco." ( ) ( )
"Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas." ( )
"Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra." ( ) ( )
Carlos Drummond de Andrade, "Elegia 1938"
02. Nos versos que seguem, também de "Elegia 1938" , de Carlos Drummond de Andrade, destacam-se expressões com substantivos ou pronomes preposicionados. Aponte-lhes as funções sintáticas.
"Caminhas entre mortos e com eles conversas sobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito. A literatura estragou tuas melhores horas de amor.
Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear."
a) "entre mortos" -
b) "com eles" -
c) "sobre coisas" -
d) "do tempo futuro"
e) "de amor" -
f) " ao telefone" -
03. Identifique a única expressão grifada que funciona como adjunto adjunto adnominal.
a) A resposta ao Governo não foi favorável.
b) Saiu do Governo como entrou: sem ser percebido.
c) A força do governo é sua credibilidade.
d) Ele é conhecido do Governo.
e) Esta empresa é do Governo.
04. Identifique a única expressão grifada que funciona como adjunto adjunto adverbial.
a) Contrariamente à Bahia, os demais estados opinaram pela isenção do imposto;
b) Não pensava na ida à Bahia, por falta de recursos.
c) O estado da Bahia é altamente folclórico.
d) Saiu, repentinamente, da Bahia sem maiores explicações.
e) O respeito da Bahia pelo poder central era inegável.
05. Assinale nos parênteses a resposta correta à pergunta formulada.
a) complemento nominal (1) ou adjunto adnominal (2) ?
( ) A descoberta de Fleming revolucionou a Medicina.
( ) A descoberta de ouro na região provocou tumultos.
( ) Tinha ódio de Português.
( ) Sejam úteis à comunidade.
b) Aposto (1) ou vocativo (2)?
( ) Espelho, amigo verdadeiro.
Tu refletes as minhas rugas.
( ) Acorda, amor!
( ) Uma palavra - liberdade - te converte em escravo.
Texto 1
Congresso Internacional do medo
Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte.
Depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
Texto 2
Mãos dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
06. Do confronto dos textos 1 e 2, podemos concluir que:
a) ambos apresentam uma visão pessimista do mundo, sem alternativas para um mundo melhor.
b) em ambos, a matéria do "cantar" do poeta é a mesma. Também é a mesma a sua postura.
c) ambos os textos criticam atitudes de fuga (ou escapismo) diante de uma realidade adversa.
d) apenas no segundo texto o poeta valoriza o espírito coletivo como construtor de uma realidade positiva.
e) há, no primeiro texto, um posicionamento do poeta que anuncia o definitivo aniquilamento do amor.
07. Marque a opção que se erra na função sintática do termo em destaque, de natureza substantiva:
a) "... que esteriliza os abraços" (texto 1) - Objeto Direto.
b) "... cantaremos o medo da morte" (texto 1) - Objeto Indireto
c) "... sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas" (texto 1) - sujeito
d) "Estou preso à vida" (texto 2) - Complemento Nominal
e) "O tempo é a minha matéria" (texto 2) = Predicativo
Texto
Queremos saber
Queremos saber
O que vão fazer
Com as novas invenções
Queremos notícia mais séria
Sobre a descoberta da antimatéria
E suas implicações
Na emancipação do homem
Das grandes populações
Homens pobres das cidades
Das estepes, dos sertões
Queremos saber
Quando vamos ter
Raio laser mais barato
Queremos de fato um relato
Retrato mais sério
Do mistério da luz
Luz do disco voador
Pra iluminação do homem
Tão carente e sofredor
Tão perdido na distância
Da morada do Senhor
Queremos saber
Queremos viver
Confiantes no futuro
Por isso se faz necessário
Prever qual o itinerário da ilusão
A ilusão do poder
Pois se foi permitido ao homem
Tantas coisas conhecer
É melhor que todos saibam
O que pode acontecer...
a) Na sua opinião, em nome de quem fala o poeta quando usa a primeira pessoa do plural ("Queremos saber", "Queremos notícia mais séria", etc.)?
b) O texto deixa entrever que as informações normalmente divulgadas não são dignas de crédito. Destaque passagem que comprove essa afirmação.
09. Aponte a função sintática das palavras em destaque:
I - "Queremos saber / Quando vamos ter / raio laser mais barato"
__________________________________________________________________
II. "Queremos de fato um relato".
__________________________________________________________________
III. "Pois se foi permitido ao homem / Tantas coisas conhecer"
__________________________________________________________________
IV. "Queremos viver / Confiantes no futuro"
__________________________________________________________________
10. Estabeleça a diferença sintática entre as expressões grifadas em "descoberta da antimatéria" e "luz do disco voador".
11.Classifique os adjunto adverbais das frases:
a. "...Desde o início de sua confecção, tudo deu certo..."
b. "...No estúdio A.R., da Barra da Tijuca (RJ), Mário, Mallu e seus músicos conviveram por duas semanas..."
c."... Assim que pisaram no estúdio, Isabella, de 7 anos, e Luíza, de 4, correram para o mural e ficaram observando os desenhos..."
GABARITO:
01. a) (1) (2), b) (1) (2) (2), c) (2) (2) (1) (2) (1)
02. a) adj. adv. de lugar
b) obj. indireto
c) adj. adv. de assunto / referência
d) adj. adnominal
e) adj. adnominal
f) adj. adv. de tempo
03. c
04. d
05. a) AA, CN, CN, CN b) A,V,A
06.d
07.b
08.a) o poeta fala em nome dos cidadãos, do povo em geral.
b) "Queremos notícia mais séria' ou "Queremos de fato um relato / retrato mais sério".
09.I. obj. direto
II. adj. adv. de afirmação
III. obj. indireto
IV. compl. nominal
10. "da antimatéria" é compl. nominal e "do disco voador" é adj. adnominal
11. a. "Desde o início de sua confecção" - adjunto adverbial de tempo
b. "...No estúdio A.R., da Barra da Tijuca (RJ)" - adjunto adverbial de lugar / "por duas semanas..." - adjunto adverbial de tempo
c. ."... Assim que pisaram no estúdio" - adj. adv. de tempo / "para o mural " adj. adv. de lugar
Fonte:gpi- volume 3 / 2001
a) "Não vejo mais as meninas
com seus corpos bronzeados ( )
tomando banho no rio ( )
atiçando os namorados."
Rosa Clemente, "Cidade do Interior"
b) "Mulher bule de louça ( )
deixa-se pegar pela alça ( )
e verte suor e sangue
em quantia exata." ( )
Astrid Cabral, "Desastres do Amor"
c) "Trabalhas sem alegria para um mundo caduco." ( ) ( )
"Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas." ( )
"Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra." ( ) ( )
Carlos Drummond de Andrade, "Elegia 1938"
02. Nos versos que seguem, também de "Elegia 1938" , de Carlos Drummond de Andrade, destacam-se expressões com substantivos ou pronomes preposicionados. Aponte-lhes as funções sintáticas.
"Caminhas entre mortos e com eles conversas sobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito. A literatura estragou tuas melhores horas de amor.
Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear."
a) "entre mortos" -
b) "com eles" -
c) "sobre coisas" -
d) "do tempo futuro"
e) "de amor" -
f) " ao telefone" -
03. Identifique a única expressão grifada que funciona como adjunto adjunto adnominal.
a) A resposta ao Governo não foi favorável.
b) Saiu do Governo como entrou: sem ser percebido.
c) A força do governo é sua credibilidade.
d) Ele é conhecido do Governo.
e) Esta empresa é do Governo.
04. Identifique a única expressão grifada que funciona como adjunto adjunto adverbial.
a) Contrariamente à Bahia, os demais estados opinaram pela isenção do imposto;
b) Não pensava na ida à Bahia, por falta de recursos.
c) O estado da Bahia é altamente folclórico.
d) Saiu, repentinamente, da Bahia sem maiores explicações.
e) O respeito da Bahia pelo poder central era inegável.
05. Assinale nos parênteses a resposta correta à pergunta formulada.
a) complemento nominal (1) ou adjunto adnominal (2) ?
( ) A descoberta de Fleming revolucionou a Medicina.
( ) A descoberta de ouro na região provocou tumultos.
( ) Tinha ódio de Português.
( ) Sejam úteis à comunidade.
b) Aposto (1) ou vocativo (2)?
( ) Espelho, amigo verdadeiro.
Tu refletes as minhas rugas.
( ) Acorda, amor!
( ) Uma palavra - liberdade - te converte em escravo.
Texto 1
Congresso Internacional do medo
Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte.
Depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
Carlos Drummond de Andrade
Texto 2
Mãos dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
Carlos Drummond de Andrade
06. Do confronto dos textos 1 e 2, podemos concluir que:
a) ambos apresentam uma visão pessimista do mundo, sem alternativas para um mundo melhor.
b) em ambos, a matéria do "cantar" do poeta é a mesma. Também é a mesma a sua postura.
c) ambos os textos criticam atitudes de fuga (ou escapismo) diante de uma realidade adversa.
d) apenas no segundo texto o poeta valoriza o espírito coletivo como construtor de uma realidade positiva.
e) há, no primeiro texto, um posicionamento do poeta que anuncia o definitivo aniquilamento do amor.
07. Marque a opção que se erra na função sintática do termo em destaque, de natureza substantiva:
a) "... que esteriliza os abraços" (texto 1) - Objeto Direto.
b) "... cantaremos o medo da morte" (texto 1) - Objeto Indireto
c) "... sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas" (texto 1) - sujeito
d) "Estou preso à vida" (texto 2) - Complemento Nominal
e) "O tempo é a minha matéria" (texto 2) = Predicativo
Texto
Queremos saber
Queremos saber
O que vão fazer
Com as novas invenções
Queremos notícia mais séria
Sobre a descoberta da antimatéria
E suas implicações
Na emancipação do homem
Das grandes populações
Homens pobres das cidades
Das estepes, dos sertões
Queremos saber
Quando vamos ter
Raio laser mais barato
Queremos de fato um relato
Retrato mais sério
Do mistério da luz
Luz do disco voador
Pra iluminação do homem
Tão carente e sofredor
Tão perdido na distância
Da morada do Senhor
Queremos saber
Queremos viver
Confiantes no futuro
Por isso se faz necessário
Prever qual o itinerário da ilusão
A ilusão do poder
Pois se foi permitido ao homem
Tantas coisas conhecer
É melhor que todos saibam
O que pode acontecer...
Gilberto Gil
08.a) Na sua opinião, em nome de quem fala o poeta quando usa a primeira pessoa do plural ("Queremos saber", "Queremos notícia mais séria", etc.)?
b) O texto deixa entrever que as informações normalmente divulgadas não são dignas de crédito. Destaque passagem que comprove essa afirmação.
09. Aponte a função sintática das palavras em destaque:
I - "Queremos saber / Quando vamos ter / raio laser mais barato"
__________________________________________________________________
II. "Queremos de fato um relato".
__________________________________________________________________
III. "Pois se foi permitido ao homem / Tantas coisas conhecer"
__________________________________________________________________
IV. "Queremos viver / Confiantes no futuro"
__________________________________________________________________
10. Estabeleça a diferença sintática entre as expressões grifadas em "descoberta da antimatéria" e "luz do disco voador".
11.Classifique os adjunto adverbais das frases:
a. "...Desde o início de sua confecção, tudo deu certo..."
b. "...No estúdio A.R., da Barra da Tijuca (RJ), Mário, Mallu e seus músicos conviveram por duas semanas..."
c."... Assim que pisaram no estúdio, Isabella, de 7 anos, e Luíza, de 4, correram para o mural e ficaram observando os desenhos..."
GABARITO:
01. a) (1) (2), b) (1) (2) (2), c) (2) (2) (1) (2) (1)
02. a) adj. adv. de lugar
b) obj. indireto
c) adj. adv. de assunto / referência
d) adj. adnominal
e) adj. adnominal
f) adj. adv. de tempo
03. c
04. d
05. a) AA, CN, CN, CN b) A,V,A
06.d
07.b
08.a) o poeta fala em nome dos cidadãos, do povo em geral.
b) "Queremos notícia mais séria' ou "Queremos de fato um relato / retrato mais sério".
09.I. obj. direto
II. adj. adv. de afirmação
III. obj. indireto
IV. compl. nominal
10. "da antimatéria" é compl. nominal e "do disco voador" é adj. adnominal
11. a. "Desde o início de sua confecção" - adjunto adverbial de tempo
b. "...No estúdio A.R., da Barra da Tijuca (RJ)" - adjunto adverbial de lugar / "por duas semanas..." - adjunto adverbial de tempo
c. ."... Assim que pisaram no estúdio" - adj. adv. de tempo / "para o mural " adj. adv. de lugar
Fonte:gpi- volume 3 / 2001
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei essas respostas ...me ajudou muito
ResponderExcluirEngraçado , na número 3 eu marquei a letra C em uma prova e o professor corrigiu como errada
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir3 não é a C
ResponderExcluirÉ A E
a) A resposta ao Governo não foi favorável.
Excluircomplemento nominal
b) Saiu do Governo como entrou: sem ser percebido.
Advérbio de lugar
c) A força do governo é sua credibilidade.
adjunto adnominal pois caracteriza/ determina o sujeito força.
d) Ele é conhecido do Governo.
complemento nominal
e) Esta empresa é do Governo.
predicativo do sujeito.
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