sexta-feira, 22 de julho de 2016

Exercícios sobre a Primeira Fase Modernista



Tarsila do Amaral - Antropofagia. 1922

     O ponto de partida do Modernismo Brasileiro e maior marco da nossa literatura no século XX foi a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em fevereiro de 1922. Um grupo de escritores e intelectuais organizou esse grande evento, com um duplo objetivo: divulgar o que ocorria nas artes e nas letras dos países europeus e incentivar as produções pioneiras ou vanguardistas no Brasil.

1. Com que intenção foi organizada a Semana de Arte Moderna de 1922?

2. A Semana de Arte Moderna chegou a alcançar seus objetivos?

3. (EEP/SP) Sobre a Semana de Arte Moderna é incorreto afirmar que:

a.  tem em Mário de Andrade um de seus maiores representantes.
b. ocorreu em São Paulo, em 1922.
c. foi ao mesmo tempo o ponto de encontro das várias tendências modernas que desde a I Guerra se vinham firmando. 
d. foi precursora do Realismo.
e. a Semana permitiu a consolidação de grupos, a publicação de livros, revistas e manifestos sobre arte em geral.

4. (Furg / RS) O Modernismo brasileiro, através de seus autores mais representativos na Semana de Arte Moderna, propôs:

a. o apego às normas clássicas oriundas do Neoclassicismo mineiro.
b. a ruptura com as vanguardas europeias, tais como o Futurismo e o Dadaísmo.
c. uma literatura que investisse na idealização da figura indígena como ancestral do brasileiro.
d. a focalização do mundo numa perspectiva apenas psicanalítica.
e. a literatura como espaço privilegiado para a expressão dos falares brasileiros

5. (EEP /SP) Com referência à Semana de arte Moderna de 1922, é incorreto afirmar:

a. A liberdade de criação e o direito à pesquisa estética foram as principais reivindicações        modernistas.
b. As figuras que se destacaram nos anos polêmicos que antecederam a realização da Semana  de 22  foram: Oswald de Andrade , Menotti del Picchia e Mário de Andrade.
c. Manuel Bandeira desenvolveu em seu livro Libertinagem a nova fase modernista: linguagem coloquial e irônica.
d. Os manifestantes uniram-se a favor do espírito conservador e do provincianismo cultural imperante da época.  Eles eram contra qualquer reforma literária.
e. Todas as alternativas estão corretas.


6. (UFV / MG)
    Leia o seguinte fragmento do Manifesto da Poesia Pau-Brasil:

    Obuses de elevadores, cubos de arranha-céus e a sábia preguiça solar. A reza. O Carnaval. A energia íntima. O sabiá. A hospitalidade um pouco sensual, amorosa. A saudade dos pajés e os campos de aviação militar. Pau-Brasil. 
   O trabalho da geração futurista foi ciclópico. Acertar o relógio império da literatura nacional. 
   Realizada essa etapa, o problema é outro. Ser regional e puro em sua época. 
   O estado de inocência substituindo o estado de graça que pode ser uma atitude do espírito. O contrapeso da originalidade nativa para inutilizar a adesão acadêmica.
(Oswald de Andrade)


    Indique a alternativa que não interpreta os ideais estéticos modernistas propostos no trecho citado acima:

a. A poesia Pau-Brasil pressupõe o retorno ao primitivismo, às origens nacionais.
b. O manifesto propõe o "estado de inocência", o resgate cultural, com sua "energia intima " - um redescobrimento do Brasil das origens - sob a ótica da moderna sociedade.
c. O Manifesto da Poesia Pau-Brasil defende que a literatura deveria tratar unicamente da cor local e da cultura contemporânea, e repudia o resgate das raízes culturais brasileiras.
d. Sem rejeitar a influência futurista, a poesia Pau-Brasil valoriza a herança do passado , utilizando metáforas como "reza", "Carnaval", "sabiá", e propõe "acertar" o relógio da literatura nacional. 
e. A poesia Pau-Brasil propõe "Ser regional e puro em sua época": resgatar os valores da cultura regional do povo brasileiro, mas sem perder de vista as transformações do mundo moderno.

7. (Unifap / AP)
    Dentre as alternativas enunciadas abaixo, a única que comtempla referências ao Modernismo brasileiro é:

a. Culto ao tipo brasileiro e caracterização ufanista de nossa natureza.
b. Quebra das convenções de versificações e exploração do cotidiano da poesia.
c. Complexidade das ideias e submissão à vontade da Igreja.
d. Volta aos padrões clássicos e ao Positivismo.
e. Realismo psicológico e obsessão formal.


GABARITO
  1. Um grupo de escritores intelectuais organizou este evento com o intuito de divulgar o que as vanguardas europeias vinham criando de novo nas artes e nas letras, bem como de incentivar a produção de obras inovadoras em nosso país.
  2. Plenamente.  O evento foi polêmico o bastante para lançar as discussões necessárias à renovação cultural pretendida e continua sendo considerado o marco inicial do Modernismo no Brasil.
  3. d
  4. e
  5. d
  6. c
  7. b



Fonte: Na trama do texto: Língua Portuguesa/Helena Bonito Pereira, Marcia Maisa Pelachin/2004 


 



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