O Concretismo foi lançado na I Exposição Nacional de Arte concreta, que se realizou em São Paulo (1956) e no Rio de Janeiro (1957).
A
poesia concreta é aquela que valoriza mais a linguagem visual do que a
linguagem verbal. Os versos e estrofes, características tão marcante no poema,
deixam de ser fundamentais; o espaço passa a ser explorado e a forma como as palavras
e as letras são colocadas no papel faz com que surja um novo significado. Este
movimento surgiu, oficialmente, em 1956, com a Exposição de Arte Concreta, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.. Os principais poetas que deram início
a este novo estilo foram Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio
Pìgnatari. Veja o poema abaixo:
A poesia concreta sugere a eliminação do verso tradicional como elemento
fundamental do poema, para dar maior realce aos aspectos verbais, sonoros e
visuais da palavra. Em vez de apresentar as palavras em sequência, como nos
versos tradicionais, propõe sua distribuição no papel de modo criativo e não linear,
explorando, assim, a camada material do significante, isto é, o som, a forma, o
tamanho da palavra, a disposição geométrica dos vocábulos na página; surge o poema-objeto.
CARACTERÍSTICAS
a.
Rejeita o verso e a sintaxe tradicionais,
b.
Aboliu a linearidade, o texto discursivo,
c.
As letras e palavras distribuem-se em todo o
espaço da folha, criando novas sugestões.
O concretismo é um marco revolucionário na poesia brasileira
da segunda metade do século XX. Contestando-o parcialmente, mas seguindo as
trilhas abertas no sentido da libertação das formas, seguiram-se três
movimentos: o Neoconcretismo, a Poesia-Práxis e o Poema Processo.
A) Neoconcretismo:
Foi um movimento artístico surgido no Rio de Janeiro, em fins de 1950, como reação ao concretismo ortodoxo. Os neoconcretistas procuravam novos caminhos dizendo que a arte não é um mero objeto: tem sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro
B) Poesia-Práxis:
Surge de uma dissidência no grupo concretista, em fins dos anos 50, mas só em 1961 lançaria seu Manifesto Didático, assinado por Mário Chamie.
O texto-práxis valoriza a palavra dentro de um contexto extralinguístico, caracterizado pela "periodicidade e repeitção das palavras, cujo sentido e direção mudam", conforme sua posi~ção no texto. Para o poeta " a palavra é uma célula viva do discurso".
Os poetas Yone Giannetti Fonseca, Armando Freitas e Antônio Carlos Cabral filiaram-se ao grupo práxis.
C) Poema Processo:
É representativo de uma vanguarda lançada em 1968. Caracteriza-se mais como uma arte gráfica do que literária: a palavra dá lugar a símbolos gráficos.a preocupação com a sugestão poética cede espaço a uma aproximação com os recursos empregados na comunicação de massa.
Waldemir Dias Pinto é precursor do conceito de versão que mais tarde seria desenvolvido pelo Poema-Processo.
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A) Neoconcretismo:
Foi um movimento artístico surgido no Rio de Janeiro, em fins de 1950, como reação ao concretismo ortodoxo. Os neoconcretistas procuravam novos caminhos dizendo que a arte não é um mero objeto: tem sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro
B) Poesia-Práxis:
Surge de uma dissidência no grupo concretista, em fins dos anos 50, mas só em 1961 lançaria seu Manifesto Didático, assinado por Mário Chamie.
O texto-práxis valoriza a palavra dentro de um contexto extralinguístico, caracterizado pela "periodicidade e repeitção das palavras, cujo sentido e direção mudam", conforme sua posi~ção no texto. Para o poeta " a palavra é uma célula viva do discurso".
Os poetas Yone Giannetti Fonseca, Armando Freitas e Antônio Carlos Cabral filiaram-se ao grupo práxis.
C) Poema Processo:
É representativo de uma vanguarda lançada em 1968. Caracteriza-se mais como uma arte gráfica do que literária: a palavra dá lugar a símbolos gráficos.a preocupação com a sugestão poética cede espaço a uma aproximação com os recursos empregados na comunicação de massa.
Waldemir Dias Pinto é precursor do conceito de versão que mais tarde seria desenvolvido pelo Poema-Processo.
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