sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

POESIA CONCRETA




    O Concretismo foi lançado na I Exposição Nacional de Arte concreta, que se realizou em São Paulo (1956) e no Rio de Janeiro (1957).
   A poesia concreta é aquela que valoriza mais a linguagem visual do que a linguagem verbal. Os versos e estrofes, características tão marcante no poema, deixam de ser fundamentais; o espaço passa a ser explorado e a forma como as palavras e as letras são colocadas no papel faz com que surja um novo significado. Este movimento surgiu, oficialmente,  em 1956,  com a Exposição de Arte Concreta, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.. Os principais poetas que deram início a este novo estilo foram Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pìgnatari. Veja o poema abaixo:
poesia concreta



    A poesia concreta sugere a eliminação do verso tradicional  como elemento fundamental do poema, para dar maior realce aos aspectos verbais, sonoros e visuais da palavra. Em vez de apresentar as palavras em sequência, como nos versos tradicionais, propõe sua distribuição no papel de modo criativo e não linear, explorando, assim, a camada material do significante, isto é, o som, a forma, o tamanho da palavra, a disposição geométrica dos vocábulos na página; surge o poema-objeto.

CARACTERÍSTICAS

a.  Rejeita o verso e a sintaxe tradicionais,
b.  Aboliu a linearidade, o texto discursivo,
c.  As letras e palavras distribuem-se em todo o espaço da folha, criando novas sugestões.

    O concretismo é um marco revolucionário na poesia brasileira da segunda metade do século XX. Contestando-o parcialmente, mas seguindo as trilhas abertas no sentido da libertação das formas, seguiram-se três movimentos: o Neoconcretismo, a Poesia-Práxis e o Poema Processo.

A) Neoconcretismo: 
    Foi um movimento artístico surgido no Rio de Janeiro, em fins de 1950, como reação ao concretismo ortodoxo. Os neoconcretistas procuravam novos caminhos dizendo que a arte não é um mero objeto: tem sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro

B) Poesia-Práxis:

    Surge de uma dissidência  no grupo concretista, em fins dos anos 50, mas só em 1961 lançaria seu Manifesto Didático, assinado por Mário Chamie.
    O texto-práxis valoriza a palavra dentro de um contexto extralinguístico, caracterizado pela "periodicidade e repeitção das palavras, cujo sentido e direção  mudam", conforme sua posi~ção no texto. Para o poeta " a palavra é uma célula viva do discurso".
    Os poetas Yone Giannetti Fonseca, Armando Freitas e Antônio Carlos Cabral filiaram-se ao grupo práxis.

C) Poema Processo:

    É representativo de uma vanguarda lançada em 1968. Caracteriza-se mais como uma arte gráfica do que literária: a palavra dá lugar a símbolos gráficos.a preocupação com a sugestão poética cede espaço a uma aproximação com os recursos empregados na comunicação de massa.

Waldemir Dias Pinto é precursor do conceito de versão que mais tarde seria desenvolvido pelo Poema-Processo.




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