No trecho que você vai ler agora, Macabéa está se consultando com uma cartomante:
Madame Carlota enquanto falava tirava de uma caixa aberta um bombom atrás do outro e ia enchendo a boca pequena. Não ofereceu nenhum a Macabéa. Esta, que, como eu disse, tinha tendência a notar as coisas pequenas, percebeu que dentro de cada bombom mordido havia um líquido grosso. Não cobiçou o bombom pois aprendera que as coisas são dos outros. [...]
Finalmente, depois de lamber os dedos, madama Carlota mandou-a cortar as cartas com a mão esquerda, ouviu minha adoradinha?
Macabéa separou um monte com a mão trêmula: pela primeira vez ia ter um destino. Madama Carlota (explosão) era um ponto alto na sua existência. Era o vórtice de sua vida e esta se afunilara toda para desembocar na grande dama cujo ruge brilhante dava-lhe à pele arregalou os olhos.
– Mas, Macabeazinha, que vida horrível a sua! Que meu amigo Jesus tenha dó de você, filhinha! Mas que horror!
Macabéa empalideceu: nunca lhe ocorrera que sua vida fora tão ruim.
Madama acertou tudo sobre o seu passado, até lhe disse que ela mal conhecera pai e mãe e que fora criada por uma parente muito madrasta má. Macabéa espantou-se com a revelação: até agora sempre julgara que o que a tia lhe fizera era educá-la para que ela se tornasse uma moça mais fina. Madama acrescentou:
– Quanto ao presente, queridinha, está horrível também. Você vai perder o emprego e já perdeu o namorado, coitada de vocezinha. Se não puder, não me pague a consulta, sou madama de recursos.
Macabéa, pouco habituada a receber de graça, recusou a dádiva mas com o coração todo grato.
E eis que (explosão) de repente aconteceu: o rosto da madama se acendeu todo iluminado:
– Macabéa! Tenho grandes notícias para lhe dar! Preste atenção, minha flor, porque é de maior importância o que vou lhe dizer. É coisa muito séria e muito alegre: sua vida vai mudar completamente! E digo mais: vai mudar a partir do momento em que você sair da minha casa! Você vai se sentir outra. Fique sabendo, minha florzinha, que até o seu namorado vai voltar e propor casamento, ele está arrependido! E seu chefe vai lhe avisar que pensou melhor e não vai mais lhe despedir.
Macabéa nunca tinha tido coragem de ter esperança.
Mas agora ouvia a madama como se ouvisse uma trombeta vinda dos céus - enquanto suportava uma trombeta vinda dos céus - Enquanto suportava uma forte taquicardia. Madama tinha razão: Jesus enfim prestava atenção nela. Seus olhos estavam arregalados por uma súbita voracidade pelo futuro (explosão). E eu também estou com esperança enfim.
– E tem mais! Um dinheiro grande vai lhe entrar pela porta adentro em horas da noite trazido por um homem estrangeiro. Você conhece algum estrangeiro?
– Não senhora - disse Macabéa já desanimando.
– Pois vai conhecer. Ele é alourado e tem olhos azuis ou verde ou castanhos ou pretos. E se não fosse porque você gosta de seu ex-namorado, esse gringo ia namorar você. Não! Não! Não! Agora estou vendo outra coisa (explosão) e apesar de não ver muito claro estou também ouvindo a voz de meu guia: esse estrangeiro parece se chamar Hans, e é ele quem vai se casar com você! Ele tem muito dinheiro, todos os gringos são ricos. Se não me engano, e nunca me engano, ele vai lhe dar muito amor e você, minha enjeitadinha, vai se vestir com veludo e cetim e até casaco de pele vai ganhar!
Macabéa começou (explosão) a tremelicar toda por causa do lado penoso que há na excessiva felicidade. Só lhe ocorreu dizer:
– Mas casaco de pele não precisa no calor do Rio...
– Pois vai ter só para se enfeitar. Faz tempo não boto cartas tão boas. E sou sempre sincera: por exemplo, acabei de ter a franqueza de dizer para aquela moça que saiu daqui que ela ia ser atropelada, ela até chorou muito, viu os olhos avermelhados dela?
(Clarice Lispector. A hora da estrela)
Responda:
1.A caracterização de "madama"Carlota vai-se fazendo à medida que transcorre a sessão de leitura de cartas do baralho. O que se pode deduzir sobre essa personagem, a partir de suas ações do primeiro e segundo parágrafos?
2.O emprego do diminutivo indica uma afetividade artificial, profissional, com que Carlota se dirige a uma jovem simples como Macabéa.
a. Transcreva do texto esses diminutivos.
b.Qual desses diminutivos é empregado ironicamente pelo narrador, pois pertence a uma categoria gramatical que não pode ir para o grau diminutivo?
3. Macabéa espantou-se com o que Carlota disse sobre o seu passado.Por quê?
4. Após um primeiro momento de "revelações" tristes, seguiram-se "revelações"bastante positivas. Quais?
5. Localize um comentário direto que o narrador faz nesse fragmento.
6. No final desse fragmento, há indícios de que talvez as previsões de Carlota não sejam inteiramente falsas. Que indícios são esses?
7. Chamam a tenção do leitor a recorrente palavra explosão entre parênteses. Só no trecho apresentado, aparece cinco vezes. Relacione o momento emocional de Macabéa com a utilização da palavra.
8.Qual o ponto convergente e o divergente do par central de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector?
A) São moradores da Favela da Rocinha. Ela estudou, ele é analfabeto
B) São solitários à procura de um grande amor. Ele é solteiro, ela é casada.
C) Revelam ambos fragilidade e insegurança para enfrentar a vida na grande cidade. Macabéa é moradora de Copacabana, Olímpico reside no subúrbio.
D) Ambos são nordestinos, incultos e pobres, mas enquanto Olímpico desenvolveu uma autodefesa, baseada na grosseria, Macabéa permanece vulnerável.
E) Ambos já adotaram, com sucesso, o modo de viver carioca, mas enquanto ele enriqueceu, ela continua pobre.
9. Clarice Lispector, em seu romance A Hora da Estrela, coloca como personagem principal:
A) uma cantora carioca que faz sucesso na televisão.
B) uma atriz do cinema americano já envelhecida e decadente.
C) uma empresária paulista bem-sucedida que se torna fria e ambiciosa.
D) uma imigrante nordestina, desprezada pela sociedade, que sonha em ser feliz e acredita em tudo que lhe dizem.
E) uma bailarina outrora famosa e que fracassa ao tentar reiniciar a carreira.
8.Qual o ponto convergente e o divergente do par central de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector?
A) São moradores da Favela da Rocinha. Ela estudou, ele é analfabeto
B) São solitários à procura de um grande amor. Ele é solteiro, ela é casada.
C) Revelam ambos fragilidade e insegurança para enfrentar a vida na grande cidade. Macabéa é moradora de Copacabana, Olímpico reside no subúrbio.
D) Ambos são nordestinos, incultos e pobres, mas enquanto Olímpico desenvolveu uma autodefesa, baseada na grosseria, Macabéa permanece vulnerável.
E) Ambos já adotaram, com sucesso, o modo de viver carioca, mas enquanto ele enriqueceu, ela continua pobre.
9. Clarice Lispector, em seu romance A Hora da Estrela, coloca como personagem principal:
A) uma cantora carioca que faz sucesso na televisão.
B) uma atriz do cinema americano já envelhecida e decadente.
C) uma empresária paulista bem-sucedida que se torna fria e ambiciosa.
D) uma imigrante nordestina, desprezada pela sociedade, que sonha em ser feliz e acredita em tudo que lhe dizem.
E) uma bailarina outrora famosa e que fracassa ao tentar reiniciar a carreira.
10. Assinale com (V) verdadeiro ou (F) falso as afirmações
abaixo, referentes ao romance A Hora
da Estrela, de Clarice Lispector.
( ) Embora o título principal do romance seja A Hora da Estrela, a autora propõe uma série de títulos alternativos.
( ) Clarice evidencia preocupações incomuns em sua obra, como a reflexão sobre a linguagem e a busca do sentido secreto que se esconde por trás do aparentemente visível.
( ) Antes de iniciar o relato da história de Macabéa, o narrador faz comentários sobre as dificuldades inerentes ao ato de escrever e sobre os seus receios quanto ao destino da personagem que está criando.
( ) A narração do romance é feita por três vozes distintas: a de Rodrigo A. M., a de Macabéa e a de Olímpico.
( ) Uma das distrações de Macabéa, durante a madrugada, é ligar o radinho emprestado por uma colega de quarto e sintonizar a Rádio Relógio, que assinala com um tic-tac cada minuto. A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) V - F - V - F - V.
(B) V - V - F - F - V.
(C) F - V - F - V - F.
(D) V - F - F - F - V.
(E) F - F - V - V - F.
11.A respeito da obra da escritora Clarice Lispector, é correto afirmar:
I. Apresentou poucas inovações em relação à linguagem, revelando ainda uma grande preocupação em dar continuidade às transformações literárias oriundas do Movimento Modernista.
II. Embora nunca tenha aceitado o rótulo de “escritora feminista”, Clarice explorava em seus contos e romances o universo feminino através de personagens quase sempre urbanas.
III. Clarice destacou-se por sua poesia sensual e social, mostrando o sensualismo da vida cotidiana nos diversos poemas sobre o amor e a mulher.
IV. Um dos aspectos inovadores da prosa de Clarice Lispector é o fluxo de consciência, técnica que rompe com os limites espaço-temporais responsáveis por garantir a verossimilhança em uma narrativa.
V. Clarice foi responsável por introduzir em nossa Literatura técnicas de expressões novas, subvertendo a estrutura dos gêneros narrativos tradicionais.
Assinale a alternativa correta:
(A) Apenas I e III estão corretas.
(B) Apenas II e III estão corretas.
(C) Apenas II e V estão corretas.
(D) Apenas I, II e IV estão corretas.
(E) Apenas II, IV e V estão corretas.
Leia o fragmento abaixo e responda.
Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e
lascas como aços espalhados.
Ah que medo de começar e ainda nem sequer sei o nome da moça. Sem falar
que a história me desespera por ser simples demais. O que me proponho contar
parece fácil e à mão de todos. Mas a sua elaboração é muito difícil. Pois tenho que
tornar nítido o que está quase apagado e que mal vejo. Com mãos de dedos duros
enlameados apalpar o invisível na própria lama.
Clarice Lispector. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 25.
12. No trecho do romance A hora da Estrela, de Clarice Lispector, apresenta-se uma concepção do fazer literário, segundo a qual a literatura é
(A) uma forma de resolver os problemas sociais abordados pelo escritor ao escrever suas histórias.
(B) uma forma de, pelo trabalho do escritor, tornar sensível o que não está claramente disponível na realidade.
(C) um dom do escritor, que, de forma espontânea e fácil, alcança o indizível e o mistério graças a sua genialidade.
(D) o resultado do trabalho árduo do escritor, que transforma histórias complexas em textos simples e interessantes.
(E) um modo mágico de expressão, por meio do qual se de abandona a realidade histórica em favor da pura beleza estética graças à sensibilidade do escritor.
( ) Embora o título principal do romance seja A Hora da Estrela, a autora propõe uma série de títulos alternativos.
( ) Clarice evidencia preocupações incomuns em sua obra, como a reflexão sobre a linguagem e a busca do sentido secreto que se esconde por trás do aparentemente visível.
( ) Antes de iniciar o relato da história de Macabéa, o narrador faz comentários sobre as dificuldades inerentes ao ato de escrever e sobre os seus receios quanto ao destino da personagem que está criando.
( ) A narração do romance é feita por três vozes distintas: a de Rodrigo A. M., a de Macabéa e a de Olímpico.
( ) Uma das distrações de Macabéa, durante a madrugada, é ligar o radinho emprestado por uma colega de quarto e sintonizar a Rádio Relógio, que assinala com um tic-tac cada minuto. A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) V - F - V - F - V.
(B) V - V - F - F - V.
(C) F - V - F - V - F.
(D) V - F - F - F - V.
(E) F - F - V - V - F.
11.A respeito da obra da escritora Clarice Lispector, é correto afirmar:
I. Apresentou poucas inovações em relação à linguagem, revelando ainda uma grande preocupação em dar continuidade às transformações literárias oriundas do Movimento Modernista.
II. Embora nunca tenha aceitado o rótulo de “escritora feminista”, Clarice explorava em seus contos e romances o universo feminino através de personagens quase sempre urbanas.
III. Clarice destacou-se por sua poesia sensual e social, mostrando o sensualismo da vida cotidiana nos diversos poemas sobre o amor e a mulher.
IV. Um dos aspectos inovadores da prosa de Clarice Lispector é o fluxo de consciência, técnica que rompe com os limites espaço-temporais responsáveis por garantir a verossimilhança em uma narrativa.
V. Clarice foi responsável por introduzir em nossa Literatura técnicas de expressões novas, subvertendo a estrutura dos gêneros narrativos tradicionais.
Assinale a alternativa correta:
(A) Apenas I e III estão corretas.
(B) Apenas II e III estão corretas.
(C) Apenas II e V estão corretas.
(D) Apenas I, II e IV estão corretas.
(E) Apenas II, IV e V estão corretas.
Leia o fragmento abaixo e responda.
Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e
lascas como aços espalhados.
Ah que medo de começar e ainda nem sequer sei o nome da moça. Sem falar
que a história me desespera por ser simples demais. O que me proponho contar
parece fácil e à mão de todos. Mas a sua elaboração é muito difícil. Pois tenho que
tornar nítido o que está quase apagado e que mal vejo. Com mãos de dedos duros
enlameados apalpar o invisível na própria lama.
Clarice Lispector. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 25.
12. No trecho do romance A hora da Estrela, de Clarice Lispector, apresenta-se uma concepção do fazer literário, segundo a qual a literatura é
(A) uma forma de resolver os problemas sociais abordados pelo escritor ao escrever suas histórias.
(B) uma forma de, pelo trabalho do escritor, tornar sensível o que não está claramente disponível na realidade.
(C) um dom do escritor, que, de forma espontânea e fácil, alcança o indizível e o mistério graças a sua genialidade.
(D) o resultado do trabalho árduo do escritor, que transforma histórias complexas em textos simples e interessantes.
(E) um modo mágico de expressão, por meio do qual se de abandona a realidade histórica em favor da pura beleza estética graças à sensibilidade do escritor.
GABARITO
1. Profissional, a cartomante madama Carlota compõem-se para o leitor como uma "enganação": a excessiva maquiagem, a gula, a delicadeza forçada, a esperteza. Por outro lado, nas revelações, não contou a Macabéa o que talvez tenha visto, o lhe confere alguma confiabilidade mediúnica.
2.a."Adoradinha", "Macabeazinha", "filhinha", "queridinha", "florzinha", "enjeitadinha".
b. "vocezinha"
3. Em sua ingenuidade, Macabéa supôs que Carlota acertara em tudo; espantou-se com o adjetivo de "madrasta má" à tia, que ela considerava boa.
4. As revelações positivas referem-se à reviravolta na vida de Macabéa: o futuro brilhante, a paixão do homem rico e estrangeiro por ela.
5."E eu também estou com esperança enfim".
6. A descrição do estrangeiro, com: "olhos azuis ou verdes ou castanhos ou pretos"; o anúncio de que acabou de dizer a uma moça que ela seria atropelada.
7. É o despertar emocional de Macabéa, a esperança de que fala o texto. Exemplos: "...pela primeira vez [...] era um ponto alto na sua existência"; "...eis que de repente aconteceu"; "...súbita voracidade pelo futuro" etc.
8.(D)
9.(D)
10. (A) .A segunda afirmação é falsa, pois não há a busca do sentido secreto por trás do visível em A Hora da Estrela. A quarta afirmação também é falsa, pois há um único narrador: Rodrigo S. M.
11.(E)
12.(B)
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