EXERCÍCIOS
1. (FUVEST / GV) O meu fim evidente era
atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois,
senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui.
É o que diz o
narrador no segundo capítulo do romance Dom Casmurro. Afinal por que não teria
ele alcançado o seu intento?
(A) Pelas
dificuldades inerentes à estrutura do romance, na recuperação de outros tempos.
(B) Pelo
receio de confessar suas fraquezas e a traição sofrida.
(C) Porque
era impossível recuperar o sentido daquele período, pois ele já não era a mesma
pessoa.
(D) Pela
falta de bom senso e de clareza na apreensão das lembranças.
(E) Porque o
tempo, impiedoso, apaga todos os acontecimentos e transforma as pessoas.
2. (UFL)
Todas as alternativas apresentam informações sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis,
exceto:
(A) A questão
do adultério, tratada de forma ambígua pelo autor, permanece em aberto no fim
da narrativa.
(B) O
narrador, através do exercício da memória, busca ligar o presente ao passado, a
velhice à adolescência.
(C) O
narrador protagonista, ao assumir a primeira pessoa, apresenta uma visão
tendenciosa dos acontecimentos.
(D) O autor,
introduzindo-se na narrativa, fornece ao leitor informações que contradizem as
opiniões do narrador.
(E) A
narrativa, marcada pela ironia, mantém uma relação intersexual com a tragédia
Otelo, de Shakespeare.
3. (UFU-MG)
Considere a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, e as afirmativas que se
seguem:
I. Da Glória
tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se
unisse a Sancha.
II. Bento
Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu
enterro, pois era seu melhor amigo.
III. A cena
descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma
característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro — obra que tem
como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
IV. “Olhos de
ressaca” — referência dada a Capitu — evidencia o seu poder de envolvimento e o
grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
V. Apesar da
suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que
Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
Assinale:
(A) Se apenas
IV é correta.
(B) Se apenas
I, II são corretas.
(C) Se apenas
III e V são corretas.
(D) Se apenas V é correta.
(E) Nenhuma delas é correta.
4. (PUCCAMP-SP) O trecho abaixo é
parte do último capítulo de Dom Casmurro, de Machado de Assis:
O resto é saber se a Capitu da Praia
da Glória já estava dentro da de Mata-cavalos, ou se esta foi mudada naquela
por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos
meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. I: “Não tenhas
ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que
aprender de ti”. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras
bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a
fruta dentro da casca.
Invocando aqui a memória e o
testemunho do leitor de sua história, o narrador arremata a narrativa:
(A) lembrando que os ciúmes de
Bentinho por Capitu poderiam perfeitamente ser injustificáveis.
(B) concluindo que a única explicação
para a traição de Capitu é a força caprichosa de circunstâncias acidentais.
(C) citando uma passagem da Bíblia, à
luz da qual acaba admitindo a possibilidade da inocência de Capitu.
(D) pretendendo que a personalidade de
Capitu tenha se desenvolvido de modo a cumprir uma natural inclinação.
(E) se mostra reticente quanto à
convicção de que fora traído, sugerindo que continuará ponderando os fatos.
5. (PUC-PR) Com base na leitura de Dom
Casmurro, e considerando a importância de Machado de Assis para a literatura
brasileira, identifique as alternativas como VERDADEIRAS ou FALSAS:
( ) Escrito quando o Realismo era a
estética dominante, Dom Casmurro é antes um “romance filosófico” que um
“romance social”.
( ) Ao contrário de diversas heroínas
românticas, punidas com a morte por comportamentos inadequados para os padrões
de sua época, a principal personagem feminina de Dom Casmurro não morre no
final da narrativa.
( ) Ainda que acreditasse não ser pai
de Ezequiel, Bento Santiago não deixou que isso interferisse na relação
pai-filho, e sempre quis ter o rapaz muito perto de si.
( ) Assim como em Esaú e Jacó, a
presença do Imperador e as referências à vida política brasileira são
constantes em Dom Casmurro e interferem nos acontecimentos narrados.
A seqüência correta é:
(A) V, F, F, F
(B) F, F, F, V
(C) F, V, F, V
(D) V, V, V, F
(E) F, V, F, F
6. (UFPR) A
propósito de Dom Casmurro, de Machado de Assis, é correto afirmar:
(A) A
narrativa de Bento Santiago é comparável a uma acusação: aproveitando sua
formação jurídica, o narrador pretende configurar a culpa de Capitu.
(B) O
artifício narrativo usado é a forma de diário, de modo que o leitor receba as
informações do narrador à medida que elas acontecem, mantendo-se assim a
tensão.
(C) Elegendo
a temática do adultério, o autor resgata o romantismo de seus primeiros
romances, com personagens idealizadas entregues à paixão amorosa.
(D) O espaço
geográfico e social representado é situado em uma província do Império,
buscando demonstrar que as mazelas sociais não são prerrogativa da Corte.
(E) Bentinho
desejava a morte de Escobar (até tentou envenená-lo uma vez), a ponto de se
sentir culpado quando o ex-amigo morreu afogado.
7. (FUVEST)
Podemos afirmar que na obra D. Casmurro, Machado de Assis:
(A) defende a
tese de que o meio determina o homem porque descreve a personagem Capitu desde
o início como uma futura adúltera.
(B) defende a
tese determinista porque o meio em que Bentinho e Capitu vivem determina a
futura tragédia.
(C) não
defende a tese determinista, apontando antagonismo entre o meio e a tragédia
final.
(D) defende a
tese determinista ao demonstrar a influência da educação religiosa na formação
de Capitu.
(E) não
defende a tese determinista de modo explícito porque não fica clara a relação
entre o meio e o fim trágico dos personagens.
8. (Conc.
Federal) Machado de Assis, em Dom Casmurro, mostra Capitu como personagem de
maior destaque. Bentinho nutria, em relação a ela, sentimentos de
(A) profunda
admiração e respeito.
(B) amor
desmedido.
(C)
verdadeira veneração de ordem espiritual.
(D) ciúme
exacerbado, raiando os limites de doença mental.
(E) nenhuma
admiração ou respeito.
9. (UFPR) No
segundo capítulo de Dom Casmurro, o narrador-personagem expõe as razões que o
levaram a escrever suas memórias.
Relacionando
esse capítulo com o romance, é correto afirmar que, ao procurar "atar as
duas pontas da vida", Bentinho:
(A) obtém um
relato lúcido e imparcial a respeito do seu passado, vencendo os preconceitos
característicos da classe a que pertencia, uma vez que, tendo sido, ele mesmo,
vítima de um universo social baseado na rigorosa autoridade paternal, pôde, ao
final da vida, avaliar o preço alto da solidão.
(B) reconhece
seu fracasso, apontando as lacunas de "um livro falho" próprio narrador
que, apesar de todo o esforço empreendido para incriminar sua mulher,
compromete a si mesmo, distorcendo as circunstâncias que o envolvem.
(C)
reconcilia-se com o seu passado e consigo mesmo, mostrando-se arrependido por
ter sido injusto e extremamente cruel, nos seus julgamentos e atitudes, em
relação às pessoas que mais amara: não apenas diante de Capitu e Escobar, mas,
principalmente, em relação a Ezequiel.
(D) convence
o leitor de que Capitu foi de fato infiel. Os argumentos apresentados pelo narrador
são suficientes para fundamentar as vagas impressões de um homem que, apesar de apegado aos valores tradicionais da família
patriarcal brasileira do final do século XIX, compreende a independência de
espírito de sua mulher.
(E) não consegue convencer o leitor de
que Capitu é infiel. Os argumentos apresentados pelo narrador não são
suficientes para fundamentar as vagas impressões de um homem que, apesar de
apegado aos valores tradicionais da família patriarcal brasileira do final do
século XIX, compreende a independência de espírito de sua mulher.
10. (PUC-Rio) A EXPOSIÇÃO
RETROSPECTIVA
Já sabes que a minha alma, por mais
lacerada que tenha sido, não ficou aí para um canto como uma flor lívida e
solitária. Não lhe dei essa cor ou descor. Vivi o melhor que pude sem me
faltarem amigas que me consolassem da primeira. Caprichos de pouca dura, é
verdade. Elas é que me deixavam como pessoas que assistem a uma exposição
retrospectiva, e, ou se fartam de vê-la, ou a luz da sala esmorece. Uma só
dessas visitas tinha carro à porta e cocheiro de libré. As outras iam
modestamente, calcante pede, e, se chovia, eu é que ia buscar um carro de
praça, e as metia dentro, com grandes despedidas, e maiores recomendações.(...)
E BEM, E O RESTO?
Agora, por que é que nenhuma dessas
caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque
nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas
não é propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da praia da
Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por
efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus
primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, ver. 1: “Não tenhas ciúmes de
tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de
ti.” Mas eu creio que não. E tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu
menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro
da casca. E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das
sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior
amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem
juntando-se e enganando-me... A terra lhes seja leve! (...)
O trecho em questão pertence à
antológica obra de Machado de Assis:
(A) Memórias póstumas de Brás Cubas
(B) Dom Casmurro
(C) Memorial de Aires
(D) Quincas Borba
(E) Senhora
11. (UEL/PR)
O texto abaixo é o último capítulo do
romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a
primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca,
nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é esse propriamente o resto do
livro. O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de
Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente.
Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como
no seu cap. IX, vers. 1: "Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não
se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti". Mas eu creio que
não, e tu concordarás comigo;
se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da
outra, como a fruta dentro da casca.
E bem, qualquer que seja a solução, uma
coisa fica, e é a suma das sumas, ou resto dos restos, a saber, que a minha
primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também,
quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... A Terra lhes seja
leve! Vamos à História dos subúrbios. Pela leitura do texto, é correto afirmar
que, depois de contar a história da sua vida e do seu amor por Capitu,
Bentinho, o narrador:
(A) Conclui
que Capitu não o traiu.
(B) Buscando
conforto na Bíblia, chega à conclusão de que, apesar de Capitu o ter traído,
ele deveria perdoar-lhe e não sentir ciúmes dela.
(C) Não tem
certeza de que Capitu o traiu, embora acredite que ela tenha se transformado
muito desde a adolescência, aparecendo quando adulta como uma cigana traiçoeira
e dissimulada.
(D) Chega à
conclusão de que Capitu já possuía, quando menina, os traços psicológicos que a
caracterizariam na fase adulta.
(E) Constata
que Capitu e seu amigo José Dias mantinham um romance desde a adolescência.
Gabarito:
1 – C; 2-D;
3-A; 4- D; 5-A; 6-A; 7-E; 8-D; 9-B; 10-B. 11-D
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