Intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.
Há diferentes tipos de intertextualidade. A intertextualidade pode ter uma base temática, quando os textos apresentam em comum um tema, uma determinada ideologia ou visão de mundo, por exemplo, a que ocorre entre a tragédia grega Medeia, de Eurípedes, e a peça teatral Gota d'água, de Chico Buarque, uma versão moderna desse texto. Também pode ter uma base estilística, quando um texto apresenta certos procedimentos muito conhecidos em outro texto, como, por exemplo, o emprego de palavras, expressões ou estruturas sintáticas similares. Compare os dois textos a seguir.
As armas e os barões assinalados As salas e becões assinalados
Que, da ocidental praia lusitana Da oriental praia paulista
Por mares nunca dantes navegados, Partiram em missão desumana
Passaram ainda além da Taprobana, A bater inimigos colorados.
Em perigos e guerras esforçados Depois do empate
Mais que permitia a força humana, Três a três em pleno alçapão,
E entre gente remota edificaram Queriam ao menos 1 a 0,
Novo reino, que tanto sublimaram e o sonho manter no coração.
[...] [...]Que, da ocidental praia lusitana Da oriental praia paulista
Por mares nunca dantes navegados, Partiram em missão desumana
Passaram ainda além da Taprobana, A bater inimigos colorados.
Em perigos e guerras esforçados Depois do empate
Mais que permitia a força humana, Três a três em pleno alçapão,
E entre gente remota edificaram Queriam ao menos 1 a 0,
Novo reino, que tanto sublimaram e o sonho manter no coração.
in "Os Lusíadas" de Luís de Camões (José Roberto Torero. Folha de S. Paulo,8/3/2002)
Os versos de Luís de Camões homenageiam o heroísmo dos navegantes portugueses, que, no século XV, saindo de Portuga (a "ocidental praia lusitana") com suas caravelas, conseguiram ultrapassar a Taprobana (ilha do Ceilão, limite oriental do mundo conhecido na ´época). O jornalista José Torero, referindo-se a um jogo entre Santos e Internacional, ocorrido em Porto Alegre pela Copa do Brasil, estabelece uma relação intertextual com o poema de Camões, transmitindo assim a noção de grandiosidade do jogo e, ao mesmo tempo, reverenciando os esforços do grupo santista, comparados aos feitos dos navegantes portugueses.
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