quarta-feira, 20 de abril de 2016

O DISCURSO CITADO

         Discurso citado é o discurso ou parte de discurso que é incorporado por outro discurso.
         Ocorre em todos os tipos de linguagem: no cinema. no teatro, na música, na literatura, nas artes plásticas, no jornalismo, na publicidade e etc.
         Mikhail Bakhtin (1895 - 1975), filósofo e teórico da linguagem russo, defendia a ideia de que não existe discurso puro e original. Todo discurso, segundo ele, é uma resposta ao discurso de outra pessoa, seja para confirmar, seja para ampliar ou discordar do que o outro disse.
        Assim, mesmo sem ter consciência disso, a todo instante dialogamos com o discurso dos outros e trazemos para o nosso discurso diferentes vozes com que temos contato: as vozes de autores de livros. jornais e revistas que lemos, dos professores que nos ensinam, dos familiares com quem convivemos, a voz dos juristas que elaboram as leis que regem a sociedade. Enfim, para se construir, nosso discurso incorpora os discursos de muitas outras pessoas.

Exercícios

     Observe e compare as duas pinturas a seguir, a primeira é o quadro O grito (1893). de Edvard Munch (1863 - 1944), pintor expressionista do período de transição do século XIX para o século XX; a outra, chamada  O berro, é de Maurício de Sousa, autor atual de história em quadrinhos.

O grito (1893), de Edvard Munch

(Mauricio de Sousa, Histórias em quadrinhos com a
Turma da Mônica. São Paulo: Globo, 2010. v 2, p. 32)



1. O quadro de Edvard Munch foi pintado no final do século XIX. Observe o espaço retratado, as cores utilizadas e a personagem que está em primeiro plano. A personagem central tapa os ouvidos com as mãos e tem olhos e boca abertos. Que impressões a personagem e a tela como um todo transmite a você?

2. Observe agora o quadro de Mauricio de Sousa. Pintado em 2008, ele faz uma "releitura" do quadro de Munch, isto é, cita a tela de Munch em forma de paródia.

a) Que elementos do quadro de Mauricio de Sousa nos lembram o de Munch?

b) Que novo elemento Mauricio de Sousa incorporou a seu quadro?

3. Compare, nos dois quadros, as duas personagens que estão ao fundo. Que diferença há entre elas?

4. Os elementos presentes no quadro de Munch, ao serem deslocados de seu contexto e transpostos para a tela de Mauricio de Sousa, ganham sentido diferente.

a) Por que isso ocorre?

b) Interprete o quadro de Mauricio de Sousa. Qual o sentido que ele sugere?

c) Que efeito resulta da transposição das personagens de Mauricio de Sousa para o quadro  de Munch? Justifique sua resposta.


      Mauricio de Sousa, quando pintou O berro, pretendia dialogar com o quadro de Munch, e, assim, homenageá-lo. Para fazer isso, citou-o claramente, incorporando em seu quadro alguns dos elementos do quadro de Munch.




RESPOSTAS

1. Pessoal. Espera-se como resposta algo relacionado com dor, sofrimento, angústia, desespero.

2.a. A figura humana que tapa os ouvidos, duas figuras ao fundo, as cores, as pontes.
2.b. A foice da Dona Morte.

3. No quadro de Munch, as imagens não são nítidas, no quadro de Mauricio de Sousa, aparecem claramente as personagens Frank (Frankenstein) e Penadinho (um fantasma), que fazem parte da turma do Penadinho.

4.a. Porque esses elementos agora compõem um outro todo significativo.
4.b. Sugere espanto, admiração, surpresa por parte da Dona Morte.
4.c. Provoca humor, pois a aproximação de dois universos tão distintos acaba sendo engraçada. 





Fonte: Texto e Interação / William Cereja, Thereza Cochar; 2013






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